TEM ONDE APONTAR?
» Creche e Jardim de Infância
Dos 4 Meses aos 6 Anos
» Instalações com 1 300 m2 de área
Cozinha e Lavandaria próprias
» Abertos os 12 meses do ano
Horário das 8h00 às 19h30
» Aulas abertas ao público
Ballet com Clare Feist
Metodologia

É orientação pedagógica do nosso Projeto Educativo, o recurso permanente a estratégias diversificadas, criteriosamente conjugadas em cada situação de ensino-aprendizagem, de acordo com as metas e objetivos definidos e as características quer do grupo, quer de cada criança.

A metodologia a adotar incorporará sempre a preocupação de um ensino individualizado na sala de aula, competindo ao educador diferenciar objetivos, estratégias e técnicas, atividades e materiais adequados, de modo a que:
- As estratégias e métodos decorram das metas e competências gerais e específicas que norteiam toda a nossa ação educativa
- Todos os alunos alcancem o sucesso e realizem plenamente as suas potencialidades, respeitando-se os seus diferentes ritmos, capacidades e estilos de aprendizagem
- Sejam múltiplas as estratégias e métodos de ensino utilizados, uma vez que:
   - cada um possui características, virtualidades, aplicabilidade e limites próprios;
   - as aprendizagens dos alunos (quer se trate de conhecimentos, capacidades/competências ou atitudes) diferem significativamente consoante as estratégias e métodos utilizados;
   - a adoção de estratégias e métodos variados facilita qualquer aprendizagem, visto ser mais motivadora e interessante.

Deste modo e tendo o Corpo Técnico da Casa das Abelhinhas formação académica em várias Escolas Superiores de Educação e Institutos Superiores de Ciências Educativas, contribui com currículos, metodologias e formas de observação e avaliação diversas, mas com denominadores comuns, para enriquecer o projeto educativo da Casa das Abelhinhas.

Identificamos assim a conjugação dos seguintes Currículos de Orientação Pedagógica:

1 - Metodologias Ativas (High/Scope)
- Aprendizagem pela ação
- Vivência de experiências chave

2 - Pedagogia de Projeto
- Identificação do problema
- O que já sabemos
- O que queremos saber
- O que vamos fazer
- Onde? Quando? Quem?

3 - M.E.M. (Movimento da Escola Moderna)
- Estruturas de Cooperação Educativa, em que o sucesso de um aluno contribui para o sucesso do conjunto.
- Circuitos de Comunicação, em que a matriz comunicativa permite que todos possam aceder à informação de que cada um dispõe e aos seus produtos de estudo e criatividade artística e intelectual.
- Participação Democrática Direta, em que as atitudes, valores, competências sociais e éticas que a democracia integra se constroem enquanto alunos e professores, em cooperação, experienciam e desenvolvem a própria democracia na escola.

4 - Temas de Vida
Da riqueza de todos estes currículos e dos Princípios Orientadores, a Casa das Abelhinhas revê-se num Modelo Pedagógico definido por Currículo Eclético. A forma de concretização deste, depende assim dos Projetos Curriculares de Sala que dão corpo à área pedagógica, tendo a sua construção por base os princípios orientadores do Projeto Educativo.
Este Modelo Pedagógico proporciona a cada aluno a aquisição de capacidades e competências básicas das quais necessitará ao longo de toda a sua vida, para conseguir adaptar-se às realidades, em constante transformação.
SUBSCRIÇÃO DE NEWSLETTER E-mail:
Web-site optimizado para uma resolução mínima de 1024x768,
em IE7 ou superior, Firefox, Chrome e Safari