TEM ONDE APONTAR?
» Creche e Jardim de Infância
Dos 4 Meses aos 6 Anos
» Instalações com 1 300 m2 de área
Cozinha e Lavandaria próprias
» Abertos os 12 meses do ano
Horário das 8h00 às 19h30
» Aulas abertas ao público
Ballet com Clare Feist
Enriquecimento Curricular


A Casa das Abelhinhas orgulha-se de ser o Colégio, com o maior número de atividades incluídas no serviço "base" contratado (incluídas na mensalidade). Ora vejamos:

 



1 - Música

Faixa etária: 4 meses aos 6 anos

Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada

Objetivos:

Sensibilizar a criança para a música enquanto Arte, estimulando o movimento, mímica e expressão dramática.
Promover o desenvolvimento auditivo, rítmico e melódico através da prática vocal e instrumental.
Estimular o sentido crítico e autoconfiança através da aproximação à música de diferentes estilos e épocas, bem como de diferentes culturas.

Metodologia:

Manipulação de instrumentos musicais: Instrumental Orff, aparelhagem, teclado



2 – Iniciação ao Movimento

Faixa etária: 1 aos 2 anos

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos

Objetivos:

Promover o controlo de posturas corporais e a interiorização do esquema corporal. Aprender a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a ter noção de equilíbrio e movimentação no espaço.

Metodologia:

Promover o exercicio da motricidade global e da motrocidade fina.
Diversificar as formas de utilizar e sentir o corpo e as diferentes formas de movimento: saltar, correr, rolar, agarrar, lançar…



3 - Educação Motora

Faixa etária: 2 aos 6 anos

Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada, nas salas de 2 anos
1 sessão por semana com a duração de 30 minutos, nas salas Heterogéneas

Objetivos:

Permitir que a criança aprenda a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a
tomar consciência das suas possibilidades e limitações em relação ao exterior.
Promover a interiorização do esquema corporal.

Metodologia:

Promover situações de exercício da motricidade global e motricidade fina:

Diversificar as formas de utilizar e de sentir o corpo.
Desenvolver a exploração de diferentes formas de movimento. Promover diversos tipos de espaços e materiais, que permitam diversificar e enriquecer as oportunidades de expressão motora.
Reproduzir movimentos corporais, que facilitem a exploração e apropriação do corpo, de uma forma lúdica.



4 - Iniciação ao Inglês

Faixa etária: 3 aos 6 anos

4-5 anos iniciam em outubro

3 anos iniciam no segundo semestre

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos

Objetivos:

Promover o contacto com uma língua estrangeira e a aquisição de vocabulário com uma boa pronúncia.
Despertar curiosidade e entusiasmo pela nova língua.
Desenvolver a capacidade de compreensão oral e a capacidade de comunicação com os outros.

Metodologia:

Aprendizagem da língua estrangeira de uma forma natural, espontânea e prazerosa
A língua é ensinada essencialmente através da oralidade, canções, rimas, jogos e trabalhos de expressão plástica, entre outras atividades lúdico-pedagógicas.



5 - Dança Criativa

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos.

Objetivos:

Ajudar a criança a tomar consciência do seu corpo e a explorar a sua capacidade de movimento e coordenação. Encorajá-la a exprimir sentimentos e emoções através dos movimentos e a construir a sua autoconfiança e estimular a sua autoestima. Fomentar o espírito de entreajuda e interação, desenvolvendo competências de socialização.

Metodologia:

Pretende-se explorar os sentidos como ferramenta essencial para o despertar de sensibilidades, através da observação e criação, tendo como premissa a consciência sensorial e corporal. Procura-se desenvolver um processo dinâmico onde se instale um espaço livre para a estimulação do potencial de cada criança.



6 - Ciência Divertida

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: semestral de outubro a fevereiro 1 vez por semana com a duração de 45 minutos cada

Objetivos:

Dar a conhecer o método experimental, a experimentação, a observação e o registo
Proporcionar e manter o interesse pela descoberta
Fomentar a aprendizagem ativa, a motivação para o conhecimento e a aquisição de conceitos científicos
Proporcionar a manipulação de instrumentos de forma segura e supervisionada
Incrementar o poder de reflexão e espírito crítico
Confrontar as perspetivas de observação no grupo de crianças

Metodologia:

Estimular a curiosidade natural das crianças e, de uma forma divertida, conduzi-las ao entendimento daquilo que a ciência realmente trata e como afeta o mundo que nos rodeia.
Introduzir conceitos científicos, através da combinação de experiências interativas e demonstrações. São as próprias crianças que realizam as experiências propostas
Envolver os pais no processo de desenvolvimento das crianças, através de um trabalho de casa especial.
O kit que as crianças levam para casa, permite aos pais o acompanhamento daquilo que as crianças estão a aprender, ao mesmo tempo que se divertem a realizar pequenas experiências com os seus filhos…



7 - EcoKids (contacto com animais e horta ecológica)

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: semestral de março a junho 1 vez por semana.

Objetivos:

Promover e fomentar atitudes de respeito e defesa do Planeta Terra, recorrendo para tal, ao contacto direto com animais, plantas e demais elementos da Natureza.

Metodologia:

As ações desenvolvem-se no espaço do Colégio e na Quinta Pedagógica dos Olivais.
Participação ativa em ateliers que permitem às crianças saber de onde vem a lã, como se faz o pão, conhecer o jardim das plantas aromáticas…
Reconhecer os diferentes animais da Quinta e identificar formas de arte no campo…



8 – Oficina das emoções

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: semestral de outubro a fevereiro, quinzenalmente com a duração de 45 minutos.

Objetivos:

Estimular competências socio emocionais
Atuar de forma preventiva ao nível da maturidade emocional, cognição/aprendizagem, competências sociais/relacionais e atenção/concentração.

Metodologia:

Combina um treino especializado destas competências através de atividades lúdicas e estimulantes, adequadas ao nível de desenvolvimento do grupo, nomeadamente: role-play; jogos didáticos; partilha de opiniões e experiências; visionamento e discussão de pequenos filmes; atividades de equipa e cooperação; partilha de desenhos e outras produções criativas temáticas..

SUBSCRIÇÃO DE NEWSLETTER E-mail:
Web-site optimizado para uma resolução mínima de 1024x768,
em IE7 ou superior, Firefox, Chrome e Safari