TEM ONDE APONTAR?
» Creche e Jardim de Infância
Dos 4 Meses aos 6 Anos
» Instalações com 1 300 m2 de área
Cozinha e Lavandaria próprias
» Abertos os 12 meses do ano
Horário das 8h00 às 19h30
Enriquecimento Curricular


A Casa das Abelhinhas orgulha-se de ser o Colégio, com o maior número de atividades incluídas no serviço "base" contratado (incluídas na mensalidade). Ora vejamos:

 



1 - Música

Faixa etária: 4 meses aos 6 anos

Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada

Objetivos:

Sensibilizar a criança para a música enquanto Arte, estimulando o movimento, mímica e expressão dramática.
Promover o desenvolvimento auditivo, rítmico e melódico através da prática vocal e instrumental.
Estimular o sentido crítico e autoconfiança através da aproximação à música de diferentes estilos e épocas, bem como de diferentes culturas.

Metodologia:

Manipulação de instrumentos musicais: Instrumental Orff, aparelhagem, teclado



2 – Iniciação ao Movimento

Faixa etária: 1 aos 2 anos

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos

Objetivos:

Promover o controlo de posturas corporais e a interiorização do esquema corporal. Aprender a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a ter noção de equilíbrio e movimentação no espaço.

Metodologia:

Promover o exercicio da motricidade global e da motrocidade fina.
Diversificar as formas de utilizar e sentir o corpo e as diferentes formas de movimento: saltar, correr, rolar, agarrar, lançar…



3 - Educação Motora

Faixa etária: 2 aos 6 anos

Frequência: 2 sessões por semana com a duração de 30 minutos cada, nas salas de 2 anos
1 sessão por semana com a duração de 30 minutos, nas salas Heterogéneas

Objetivos:

Permitir que a criança aprenda a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo e a
tomar consciência das suas possibilidades e limitações em relação ao exterior.
Promover a interiorização do esquema corporal.

Metodologia:

Promover situações de exercício da motricidade global e motricidade fina:

Diversificar as formas de utilizar e de sentir o corpo.
Desenvolver a exploração de diferentes formas de movimento. Promover diversos tipos de espaços e materiais, que permitam diversificar e enriquecer as oportunidades de expressão motora.
Reproduzir movimentos corporais, que facilitem a exploração e apropriação do corpo, de uma forma lúdica.



4 - Iniciação ao Inglês

Faixa etária: 3 aos 6 anos


Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos

Objetivos:

Promover o contacto com uma língua estrangeira e a aquisição de vocabulário com uma boa pronúncia.
Despertar curiosidade e entusiasmo pela nova língua.
Desenvolver a capacidade de compreensão oral e a capacidade de comunicação com os outros.

Metodologia:

Aprendizagem da língua estrangeira de uma forma natural, espontânea e prazerosa
A língua é ensinada essencialmente através da oralidade, canções, rimas, jogos e trabalhos de expressão plástica, entre outras atividades lúdico-pedagógicas.



5 - Dança Criativa

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos.

Objetivos:

Ajudar a criança a tomar consciência do seu corpo e a explorar a sua capacidade de movimento e coordenação. Encorajá-la a exprimir sentimentos e emoções através dos movimentos e a construir a sua autoconfiança e estimular a sua autoestima. Fomentar o espírito de entreajuda e interação, desenvolvendo competências de socialização.

Metodologia:

Pretende-se explorar os sentidos como ferramenta essencial para o despertar de sensibilidades, através da observação e criação, tendo como premissa a consciência sensorial e corporal. Procura-se desenvolver um processo dinâmico onde se instale um espaço livre para a estimulação do potencial de cada criança.



6 - TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação )

 

Faixa Etária: 3 aos 6 anos


Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 45 minutos


Objetivos:
Dar a conhecer as novas tecnologias.
Promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, comportamentais e emocionais das crianças.
Estimular a capacidade de análise, raciocínio lógico e criatividade.


Metodologia:
Aprendizagem interativa, através de jogos/tarefas de associação, identificação, classificação.
Exploração de conteúdos transversais da educação com base nas áreas de conteúdo da expressão e comunicação, formação pessoal e social, conhecimento do mundo, da linguagem oral e escrita.


Recursos Tecnológicos:

- Computadores portáteis

- Quadro interativo

- Software educativo

- Tablets

- Robot Roamer

 


 

 

7 - EcoKids (contacto com animais e horta ecológica)

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: semestral, de março a junho, 1 vez por semana, com a duração de 45 minutos.

Objetivos:

 

Promover e fomentar atitudes de respeito e defesa do Planeta Terra, recorrendo-se para tal, ao contacto direto com animais, plantas e demais elementos da Natureza.
Incutir e reforçar hábitos de alimentação saudável. Promover atitudes e comportamentos sustentáveis
Consciencializar as crianças e incentivá-las a ter atitudes cívicas numa perspetiva de cidadania global.

Programa:

 

Ateliers de alimentação diversificados.
Criação e manutenção da Horta pedagógica
Jogos lúdicos de consciência ambiental
Atividades práticas de sustentabilidade
Os 4 R´s da Reciclagem: Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar



8 – Expressão Artística

Faixa etária: 3 aos 6 anos

Frequência: 1 sessão por semana com a duração de 30 minutos

Objetivos:

Sensibilizar a criança à arte, enquanto caminho para se descobrir, interagir com o outro e expressar o que sente. Através do teatro, da música, da dança ou de outras formas artísticas, a criança aprende a representar o mundo que a rodeia, explorando as suas emoções e o universo da sua imaginação e criatividade. Passo a passo, a criança estimula a sua confiança diante do outro, abrindo-se à liberdade de se expressar como é.

Metodologia:

Jogos dramáticos e dinâmicas de grupo, desenvolvendo a concentração e a confiança. Exploração vocal e musical (projeção de voz e sentido de musicalidade). Exploração de movimento e expressão corporal no espaço. Sentido de cooperação em grupo.


9 – PROL – Programa de Literacia Emergente

Faixa etária: 5 aos 6 anos

Frequência: anual, 1 vez por semana, com a duração de 45 minutos.

Objetivos:

 

Promover atividades e experiências de comunicação otimizada e interações linguísticas e multissensoriais; Desenvolver a consciência fonológica, morfológica, sintática, lexical e semântica;
Interligar de forma lúdica linguagem e literatura com música, artes visuais, expressão dramática e movimento;
Assegurar um relacionamento regular, precoce, positivo, afetivo e sólido com a linguagem literária, com o livro e com a leitura.


Metodologia:

 

Através do PROL, as crianças têm contato com a palavra nas suas várias dimensões (lida, escrita, cantada, desenhada, ilustrada, dançada, ritmada…), através de mediadores experientes e com a possibilidade de manipular livros diversificados e em diferentes suportes.
Desenvolvem as competências linguísticas e pré-leitoras, familiarizando-se com diferentes estilos comunicativos. Durante as sessões, serão estimuladas a desenvolver a imaginação e a criatividade, através da associação de ideias e do jogo simbólico.

SUBSCRIÇÃO DE NEWSLETTER E-mail:
Web-site optimizado para uma resolução mínima de 1024x768,
em IE7 ou superior, Firefox, Chrome e Safari